-
Arquitetos: DELUTION
- Área: 195 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Gomulya
-
Fabricantes: Acor, Impreza, Inovar, Modena, Nippon Paint, Niro granite, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A largura do terreno é de apenas 5,5 m², com os requerimentos que não são pequenos o suficiente para superar essas limitações. O conceito TROW HOUSE (Triangle-Narrow, Triângulo-Estreito em tradução livre) é aplicado para criar uma forma com cobertura superior triangular, mesmo em um terreno estreito, para maximizar a circulação de ar. Com um design de layout que tende a ser linear e alongado, o zoneamento do espaço é acomodado no nível do solo, aplicado em vários pontos, incluindo a zona comum da família, a área de serviços, quarto de hóspedes com a sala principal, os dormitórios das crianças e o jardim na cobertura.
A diferença de nível foi projetada de forma tênue, para que a conexão entre os dormitórios seja aparente e não intimide. A solução para o desenho da casa neste terreno limitado não é apenas levantá-la no nível do solo para dividir as zonas, mas também com o layout do primeiro andar, projetado com um conceito de planta aberta, também existem espaços vazios, que não apenas funcionam mas criam uma sensação de amplitude, drenando a circulação de ar e gerando mais espaços comunicativos.
A localização do primeiro vazio divide dois dormitórios, que estão conectados ao quarto principal, o quarto das crianças e o corredor com a sala de estar no primeiro andar, enquanto a localização do segundo vazio está relacionada aos dormitórios das duas crianças, e também o corredor com o jardim que está situado no primeiro pavimento. O vazio para ventilação natural também é bastante crucial, considerando que a criança tem problemas respiratórios. Em um dos vazios também é instalada uma rede como uma extensão do espaço que pode ser usado como área de leitura ou sessão de filmes com projetor.
Não apenas resolver a questão o terreno limitado, esse projeto também procura atender aos desejos dos clientes em relação aos estilos de projeto que tendem a ter a forma do telhado semelhante à residência convencional em geral. O arquiteto entendeu a ideia desenvolvendo a forma do telhado em uma geometria triangular que foi modificada para ser mais contemporânea. A forma deste telhado triangular contemporâneo não afeta apenas a aparência da edificação, mas também os espaços internos sob o telhado. Esses espaços internos têm pés-direitos mais altos do que a maioria das casas, portanto a sala fica mais espaçosa e mais confortável termicamente.